segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A promoção da educação para Saúde , baseada no estabelecimento e a manutenção de família funcional e equilibradas, constitui factor determinante para a prevenção e combate da esquizofrenia na infância e na adolescência


Brigida Kapella Nhantumbo
/Direcção Provincial de Saúde do Niassa/
(b24nhantumbo@gmail.com)

Resumo:

OBJECTIVOS: 
Avaliar o grau de associação entre o investimento familiar e social prestado na infância e na adolescência com a ocorrência de esquizofrenia e outras psicoses na fase adulta, no Distrito de Cuamba, província do Niassa. 

MÉTODOS: O estudo do tipo transversal comparativo, realizado no primeiro semestre de 2008, baseou-se numa amostra escolhida por conveniência composta por 50 indivíduos (dos 8 aos 18 anos), subdivididos em 2 grupos de 25 elementos cada. 

O primeiro grupo foi composto por crianças oriundas de familiares semi-estruturadas ou não estruturaras, incluindo crianças órfãs- grupo A, enquanto que o segundo grupo foi composto por crianças que vivem em famílias consideradas funcionais (bem estruturas, isto é, com pai e mãe presentes e activos)- grupo B. A média de idade foi de 15.48, com um desvio padrão de 2.68. Foram igualmente inquiridos 10 clínicos (3 Agentes de Medicina Geral, 5 Técnicos de medicina Geral 2 Médicos), com o objectivo de explorar os níveis de conhecimento sobre a esquizofrenia no pessoal clínico. Os dados foram colhidos com base nos seguintes instrumentos: (EAE-J. Arsénio & Baptista, 2001)-Escala de ansiedade aos exames para crianças e adolescentes, CDI, (Kovacs, 1982, traduzida por Baptista, 1999)-Child Depression Inventory, entrevista e observação comportamental. Os dados foram analisados com recurso ao programa estatístico Spss 13. A análise foi feita com base na estatística descritiva e inferêncial para comparar os níveis de ansiedade nos grupos (A e B) e correlação bilateral para avaliar os níveis de interacção entre níveis de Ansiedade, Depressão e predisposição para a esquizofrenia. 

RESULTADOS: 

Os resultados mostram que o grupo A apresenta altos níveis de Ansiedade, Depressão e elevada

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DADOS RELATIVOS AO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL REALIZADO NUM COLÉGIO DA CIDADE DE MAPUTO

Nos dias 20 e 21 de Novembro foram avaliados cerca de 12 jovens estudantes provenientes do Colégio da 
capital que se encontram a frequentar a 10ª e a 12ª classes.

Estes jovens foram submetidos a diversos testes psicológicos com o objectivo de perceber qual a possível vocação de cada um deles segundo um perfil individual. Entendendo-se a orientação vocacional como um processo que apoia o jovem na consciencialização dos seus reais interesses, dos seus principais traços de personalidade e das suas habilidades, para se chegar a uma conclusão em relação a escolha profissional.

Apesar da amostra reduzida, obteve-se a seguinte informação relativa aos interesses profissionais deste grupo específico.


domingo, 2 de dezembro de 2012

ABUSO SEXUAL DE MENORES: REFLEXÃO SOBRE O PESO PSICOSSOCIAL DESTE MAL QUE MANCHA CADA VEZ MAIS O QUOTIDIANO DOS MOÇAMBICANOS.


Brígida Kapella Nhantumbo
DPS-Niassa
b24nhantumbo@gmail.com

Resumo:
INTRODUÇÃO: O abuso sexual de menores é conhecido desde a Antiguidade, porém, pouco se avançou 
no sentido de prevenir e amenizar suas  consequências psicossociais tanto ao nível individual como colectivo. Diferenças culturais, legais e de procedimentos dos profissionais envolvidos talvez expliquem a dificuldade em se estabelecer políticas públicas de prevenção e controlo do problema ao nível nacional.
OBJECTIVO: Despertar a consciência das autoridades competentes e da sociedade civil, sobre os riscos do abuso sexual de menores bem como da necessidade de adoção de  estratégias participativas e de carácter multi-sectorial para a prevenção e controlo do abuso sexual de menores.

 METODOLOGIA:
O presente  estudo do tipo descritivo transversal, baseou-se numa revisão de  13 artigos sobre as intervenções psicossociais e seu peso. Fez-se igualmente a análise dos dados de rotina dos casos que dão entrada nos Gabinetes de atendimento à Mulher e Criança Vítima de Violência, seguida de uma entrevista com o responsável Nacional da área.



RESULTADOS: 

Os resultados mostram que durante  o ano de 2010, os Gabinetes de atendimento à Mulher e Criança Vítima de Violência, recebeu em todo o país um total de 359 denúncias de casos de violação de menores,

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Saneamento do meio e ocorrência da cóler a no Município de Cuamba: estratégias de prevenção e controlo


Brigida Nhantumbo
(Direcção Provincial de Saúde do Niassa)
B24nhantumbo@gmail.com
Supervisora: Prof. Doutora Julie Cliff
Universidade Eduardo Mondlane/Faculdade de Medicina

Resumo
INTRODUÇÃO: O município de Cuamba, traz uma história de registo de 2 surtos consecutivos em 2009 (o 2o teve continuação antes de 8 semanas), facto que torna urgente pertinente uma investigação
na tentativa de encontrar soluções que previnam situações semelhantes nos próximos anos.

OBJECTIVOS: 
1o) Descrever alguns aspectos do saneamento do meio no Município de Cuamba, na perspectiva de analisar as estratégias de prevenção e controlo da cólera utilizadas pela comissão criada para o efeito. 2o) Identificar os níveis de conhecimento das populações sobre as vias de contaminação e

Impacto da Ansiedade aos Exames nos Enviesamentos da Atenção e concentração em Crianças e Adolescentes


Brígida Kapella Nhantumbo
(Direcção Provincial de saúde do Niassa
b24nhantumbo@gmail.com/adigirb2001@yahoo.com
Supervisão: Professor Doutor Paulo Sargento
(Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Lisboa)

Resumo
INTRODUÇÃO: A Ansiedade Social ou experimentada em contextos sociais apresenta diversificadas
nomenclaturas dependendo das situações, dos níveis e intensidade da ameaça sentida bem como do tipo de resposta (sinais sintomas) que variam consoante as diferentes culturas. Ansiedade aos exames, é uma manifestação específica da Ansiedade Social que tem influenciado negativamente o desempenho escolar.

OBJECTIVO: 
O presente estudo observacional, analítico transversal, realizado de Janeiro de 2004 á Maio de 2005, na Junta de freguesia de Santos-o-Velho/Lisboa, examina até que ponto os diferentes níveis de ansiedade aos exames influenciam a atenção e concentração numa amostra composta por cerca de 60 crianças e

domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Mundial de Saude Mental – 10 de Outubro 2012
Feira de Saude Mental

Realizou-se no passado dia 10 de Outubro a Feira de Saúde Mental, no Hospital Psiquiátrico do Infulene, cujo lema lançado pela OMS era “Depressão: Uma Crise Global”.
A Feira contou com a participação de doentes em ambulatório e internados naquele hospital, seus familiares, diversos profissionais de saúde, membros da comunidade, representantes da Associação Vanghano Va Infulene, utentes do Centro de Reabilitação Psicossocial das Mahotas, estagiários e estudantes do Curso de Psicologia, totalizando cerca de 300 pessoas.
Houve um espaço cultural com uma peça de teatro sobre a depressão e vários números de dança apresentados pelo o Grupo Girassol. O grupo de musical dos doentes internados bem como a equipa de assistentes sociais do HPI também agraciaram o público com algumas canções ensaiadas nas suas actividades terapêuticas.

 Fig.1 Dança de abertura (Grupo Girassol) 

 Fig. 2 Dança tradicional (Grupo Girassol)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RELAÇÃO TERAPÊUTICA COM SUJEITOS BODERLINE: CONTRIBUTOS COM BASE NA EXPLORAÇÃO DE UM CASO CLÍNICO.


*Rómulo Muthemba
*Psicólogo Clínico 

RESUMO

Pretendemos dissertar sobre a patologia Boderline, seus traços sintomatológicos, características dinâmicas bem como abarcar as vicissitudes do “difícil” trabalho terapêutico com estes pacientes, tendo como base a exploração de “um caso clínico” de uma nossa paciente e que por razões óbvias tivemos que alterar significativamente alguns conteúdos.
Começamos por referir os múltiplos aspectos contidos na designação “boderline”, encetando uma breve dissertação sobre as origens do termo e seus derivados “limite”. Salientamos aspectos que nos parecem constituir a base para a compreensão desta patologia confrontando-as e discutindo com os principais elementos revelados e observados no caso clínico.
Socorremo-nos a autores como Coimbra de Matos (2000) que destacam a perda e o desamparo afectivo como estando na génese da patologia Boderline, o ressentimento, a clivagem e a projecção maçiça como factores da dinâmica psicopatológica.
Da análise do caso, terminámos assinalando a importância evolutiva da construção de um espaço de segredo e de confiança na cura destas patologias, onde os factores contra-transferenciais jogam

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro de 2012


“Depressão: A crise global”.
 Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para a data.


“Cerca de 350 milhões de pessoas de todas as idades, níveis sociais e nacionalidades sofrem de depressão. E tantos outros – familiares, amigos, colegas de trabalho – estão expostos aos efeitos indiretos desta crise de global saúde que está sendo subestimada.
A depressão diminui a capacidade das pessoas para lidar com os desafios diários da vida e, muitas vezes precipita a ruptura familiar, a interrupção da educação e a perda de emprego. Nos casos mais extremos, as pessoas se matam. Cerca de um milhão de pessoas comete suicídio anualmente, a maioria devido à depressão não diagnosticada ou não tratada.
As pessoas desenvolvem a depressão por uma série de razões e diferentes causas: genéticas, biológicas, psicológicas e sociais, que se conjugam para formar o contexto que serve de gatilho. Estresse, tristeza, conflito, abuso e desemprego podem também contribuir. As mulheres são mais propensas a sofrer de depressão do que os homens, inclusive após o parto.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

X Mostra Moçambicana de Ciência e Tecnologia


O Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos - CEPAEP, participou na X Mostra Moçambicana de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que decorreu na semana de 20 a 24 de Agosto do corrente ano, nas instalações da Escola Secundária Josina Machel, com o lema “Ciência, Tecnologia e Inovação como a primeira força produtiva”.

Esta mostra, contou com a participação de diversas instituições públicas e privadas e inovadores singulares provenientes de todo país que tiveram a oportunidade de interagir entre si e com o público, estabelecer parcerias e divulgar os seus serviços, resultados de pesquisas inivações entre outros.

A participação do CEPAEP neste evento foi marcada pelas seguintes actividades principais:
 
  • ·        Exposição de 3 instrumentos de avaliação psicomotora (Blocos de Wiggly, Audiómetro, Dextímetro de Moeda e Torno de Lahy);
Blocos de Wiggly (esquerda)Torno de Lahy( direita)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

XIV Jornadas Científica

O Departamento de Saúde Mental/CEPAEP está a participar nas XIV Jornadas Científicas realizadas pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Saúde, com o lema “Instituições de Pesquisa Contribuindo para a melhoria de Saúde em Moçambique” que irão decorrer na semana de 17 a 21 do Mês de Setembro no Centro de Conferencia Joaquim Chissano.
Em breve os temas que serão apresentados Departamento de Saúde Mental/CEPAEP.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A (Resolução) da Morte: Perspectiva Psicológica


Rómulo Muthemba
Psicólogo Clínico

I.                    Introdução: A morte é uma questão Humana ?
O tema da morte já foi sobejamente discutido ao longo dos tempos e gerações. Foram muitos os filósofos, historiadores, sociólogos, biólogos, antropólogos e psicólogos a discutir o assunto no decorrer da História. A morte não faz parte de uma categoria específica; é uma questão que atravessa a história, é sobretudo uma questão essencialmente humana.

Uma das principais tarefas a realizar perante a morte é a preservação da saúde (mental) dos vivos – fundamentalmente, àqueles que mantiveram e mantêm uma relação com o sujeito falecido.  É  o trabalho de luto.

O  medo provoca uma espécie de distanciamento cada vez maior do homem em relação à morte, criam-se tabus, como se fosse desaconselhável ou até mesmo proibido falar sobre este tema, mesmo sabendo nós que a expressão de sentimentos, nessas ocasiões, é fundamental para o desenvolvimento do processo da perda.

II.                  Buscando  alguns Fundamentos da Psicologia
Revisitamos Bowlby (1970/1997), que sabiamente nos situa em relação às quatro fases do luto que podem contemplar diferenças na intensidade e duração em cada indivíduo, mas que no geral, seguem um padrão básico:
 (1) fase de torpor ou aturdimento, com duração de algumas horas ou semanas, que pode vir acompanhada de manifestações de desespero ou raiva; 
(2) fase de saudade e busca da figura perdida, que

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A 2ª Mostra


A 2ª Mostra
Esta 2ª Mostra de Práticas faz parte das comemorações dos 50 anos da Psicologia como profissão no Brasil. Ela vai ocorrer doze anos depois da 1ª Mostra (Psicologia e Compromisso Social), evento que foi um marco no processo de autoreconhecimento da riqueza, grandeza e diversidade da atuação dos psicólogos brasileiros.

Desta vez a programação irá além da apresentação de práticas profissionais. Haverá espaço para que psicólogas e psicólogos debatam seu trabalho e possam criar articulações para seguir fortalecendo as diferentes áreas em que atuam.

Vamos comemorar os cinquenta anos da Psicologia apresentando e conhecendo a riqueza da contribuição da nossa profissão para o desenvolvimento social.

A 2ª Mostra será um grande espaço de intercâmbio sobre as práticas que estão sendo construídas e validadas todos os dias pelas psicólogas e psicólogos de todo o Brasil.

Para mais informações clica aqui

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cerimónia do lançamento da 2ª edição Revista PSIQUE



A Revista PSIQUE apresenta-se como um instrumento que possibilitará uma viragem nas relações entre a prática e a teoria, na medida em que permitirá uma constante avaliação das estratégias de actuação dos profissionais.  

A 2ª edição da PSIQUE Foi lançada oficialmente no dia 19 de Julho de 2012 na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no âmbito do Seminário Sobre a Interferência da Indústria Tabaqueira realizado pelo Departamento de Saúde Mental.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Medicalização da Vida


Observa-se na sociedade contemporânea uma busca desenfreada por explicações biológicas, fisiológicas e comportamentais que possam dar conta de diversos tipos de sofrimento psíquico, dentre estes, os mais frequentes são a ansiedade, estresse, depressão, síndrome do pânico, transtorno bipolar e fobias.

Todos muito divulgados na mídia através de reportagens e documentários que pretendem ajudar os leigos a identificar os principais sinais e sintomas de seu mal estar, contribuindo assim para que muitos pacientes cheguem ao consultório buscando apenas uma validação da hipótese diagnóstica que obteve através de algum site.

Nesta busca por um alívio imediato dos sintomas, constata-se que cada vez mais pessoas depositam sua confiança em receitas rápidas que possam diminuir o mal estar sem se preocupar em buscar um sentido para este sofrimento. A medicalização da vida e do sofrimento tornou-se uma prática comum e na atualidade tornou-se corriqueiro ir a uma consulta e sair com uma receita em mãos. Segundo Roudinesco (2000) há um pagamento do sujeito, pois seja qual for o sintoma, sempre haverá um

terça-feira, 22 de maio de 2012

Suicídios e Tentativas de Suicídio: A Prevenção Possível!

Rómulo Mutemba
(Psicólogo Clínico)

Introdução
O suicídio é conceptualizado pela OMS (1984) como sendo “um acto de pôr termo à própia vida, com um resultado fatal, que foi deliberadamente iniciado e preparado, com prévio conhecimento do seu resultado final e através do qual o indivíduo pensou fazer o que desejava” (Mário J. R. Santos, 2004, p. 159).

Ora, muitos dos conteúdos patentes nesta definição, parecem realçar o carácter “consciente, premeditado” do suicídio. Contudo, nos casos de algumas perturbações mentais em que o sujeito age por força do própio “condicionamento delirante ou alucinatório” e que o leva a morte, poderemos também considerar sucídio(?). Nos casos de perturbações do fórum depressivo em que sujeito “se arrisca a morrer” na tentativa de “fuga” de um sofrimento intolerável para ele, há enfraquecimento dos mecanismos de tomada de decisão e susceptibilidade para comportamentos suicidas.

O suicídio e tentativa de suicído não podem ser vistos como uma questão “pessoal” ou de direito do cidadão, de decisão do fórum íntimo, como alternativa de felicidade ou fuga ao infurtúrio, uma expressão religiosa, cultural ou ritual, mas sobretudo, devemos encará-lo como um problema de saúde, em que um conjunto de factores leva o indivíduo a cometer o “suicídio” ou a “tentar” suicidar-se.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Medicina Tradicional e a Saúde Mental em Moçambique: (dez) encontros (?)





Rómulo Muthemba
Psicólogo Clínico



Medicina tradicional
Resumo

O presente ensaio pretende colocar em diálogo criativo e transformador duas realidades essenciais para a saúde: a medicina tradicional e a saúde mental. Deste modo, ambicionamos tirar ilações sobre as suas vicissitudes e complementaridades, de forma a reduzir o fosso existente  e  que  não  contribui  para  uma  abordagem comunicativa entre dois mundos próximos, mas também distantes.
 Numa primeira abordagem tentámos contextualizar e situar as duas realidades, definindo o seu campo de acção e métodos. 

Posteriormente, ousámos confrontar em diálogo as duas realidades, dando ênfase não aos aspectos meramente consensuais, mas àqueles que os problematizam e os dividem... é nesta experiência de comunicação que encontrámos alguns subsídios para exteriorizar o nosso pensamento, imaginário estimulado pelas constatações e discussões  permanentes  entre  o  que  é  da  ordem  do interno  e  o  externo,  objectivo  e  subjectivo  –  tentámos assim contribuir, através de uma reflexão aberta para uma melhor compreensão da subjectividade e elasticidade do psiquismo do ser humano. 

Subjectividade que deve ser abordada como tal, respeitando a sua natureza e complexidade, e não com determinismos científicos, culturais ou espirituais – mas sim num reconhecimento baseado no encontro e comunicação permanentes.

Fazemo-lo com a perspectiva de que os factores socioculturais exercem uma influência decisiva, nalguns casos na incidência, noutros na patologia das perturbações mentais e do

domingo, 6 de maio de 2012

Normas de Submissão de artigos e instruções aos autores


A submissão de artigos para publicação na Revista PSIQUE, pode ser feita por qualquer cidadão que seja interessado na pesquisa, devendo para o efeito seguir as normas estabelecidas bem como as instruções aos autores que se encontram em anexo. As normas e as instruções aos autores foram elaboradas para permitir uma uniformidade na estrutura dos artigos publicados na PSIQUE, criando igualmente um estilo e característica própria sem no entanto fugir as normas científicas. 

Encontre as normas de submissão de artigos e instruções aos autores nos links a baixo

domingo, 8 de abril de 2012

A Violação do Contrato Psicológico e os Padrões Comportamentais de Respostas no Trabalho



Reginaldo M. Sitoe
Docente, investigador e consultor



Resumo

O estudo pretende fornecer alguma evidência empírica do modo como as percepções da violação do contracto psicológico dos indivíduos se relacionam com as suas componentes de saída, voz, negligência e lealdade em contexto de trabalho. Usando uma amostra composta por 71 colaboradores (oriundos duma organização de produtos  higiénicos),  os  resultados  sugerem  que  as  percepções da violação do contrato psicológico constituem o principal factor apenas no aumento do comportamento de voz. 
Palavras-chave: Contrato Psicológico, Violação do Contrato Psicológico, Respostas Comportamentais

Abstract
The study is intended to give some empirical evidence on how the perception violation of psychological contract is related to the following components: exit, voice, negligence, loyalty in the work context. Using the sample of 71 collaborators (from cosmetics manufacturing company), the results indicate that the perception of violation of psychological contract is the principal factor only in the in crease of the voice component. 
Key words: Psychological contract, Violation of psychological Contract, Behavioral responses.

1. Introdução
São desde há muito visíveis os sinais de instabilidade  económica,  social  e  laboral,  em  quase
todos os sectores de actividade. As empresas sofrem uma crescente pressão e necessidade de mudar e inovar, consequência da globalização e desregulamentação  dos  mercados  e  da  acelerada  inovação tecnológica. 

A flexibilidade e capacidade adaptativa tornam-se cruciais, implicando, por seu turno, uma

domingo, 1 de abril de 2012

O HIV/SIDA e os conflitos sociais: realidades e estratégias de pre- venção e resolução desses conflitos

Daniel Nivagara
Doutorado em Ciências da Educação, é docente de Teoria da Educação e de Didác-
tica Geral na Universidade Pedagógica – Maputo


Resumo
Este artigo apresenta algumas considerações sobre a ocorrência do HIV/SIDA em Moçambique e em Africa, a partir do que se chega a analisar os conflitos susceptíveis de serem gerados por esta epidemia. Assim, com base numa orientação educacional, vemos que estes conflitos  ganham relevância pela maneira de ser e estar das comunidades africanas e, particularmente, das moçambicanas, razão pela qual discutimos como a educação poderá contribuir para  prevenir e resolver os conflitos ocasionados pela ocorrência do HIV/SIDA.

Palavras-chave: HIV/SIDA; conflitos; educação; prevenção e resolução de conflitos

This article presents a reflection on the subject of HIV/AIDS prevalence in Mozambique and  Africa, from which we analyse the conflicts expected to be consequence of this epidemic. Therefore, based on an educative methodology, we find that these conflicts gain magnitude due to African and, Mozambican communities way of living, reason why we discuss how education can contribute to prevent and solve the conflicts caused by HIV/AIDS.

Key-words: HIV/AIDS, conflicts, education, prevention, conflicts resolutions, community


1. Introdução
O HIV/SIDA constitui uma realidade no mundo contemporâneo. Trata-se, neste sentido, de uma epidemia que se tem alastrado com grande incidência nos países subdesenvolvidos,  particularmente em África onde os casos de contaminação e propagação atingem níveis excessivamente elevados e, em contrapartida, as condições do seu tratamento e prevenção     encontram barreiras não somente económicas ou de ordem sanitário, mas sobretudo de ordem sócio-cultural e educacional.
Por isso, a SIDA em Moçambique, como em toda a África, constitui uma grande

domingo, 25 de março de 2012

Psicotraumatologia: traumas de guerra nas ex-crianças soldado em Moçambique


Boia Efraime Jr. 
Doutorado em Psicologia pela Universidade de Colónia (Alemanha) tendo trabalhado na Psiquiatria Karl Bonhoffer em Berlim, na Associação Moçambicana de Saúde Pública, na Associação “Reconstruindo a Esperanca” (Maputo) e no UBS Optimus Foundation (Zurique).

Ilídio Silva
Licenciado em Psicologia em Leipzig (Alemanha), e trabalhou com o primeiro autor na Associação Mocambiçana de Saúde Pública e, posteriormente, criou e dirigiu o Instituto de Psicotraumatologia de Moçambique. Trabalhou como psicoterapeuta na área do HIV/SIDA.




Resumo
Os autores apresentam a Psicotraumatologia como uma ciência que aborda as feridas psíquicas, as suas causas e consequências, as possibilidades de prevenção, de reabilitação e de terapia,  privi-legiando o seu enquadramento no contexto cultural Moçambicano. Como ilustração   das  possi-bilidades   da   psicotraumatologia, particularmente  da  psicotraumatologia  especial,  eles apresentam  uma  intervenção  psico-social  e  psicoterapeutica com ex-crianças soldado desenvolvida pela Associação Reconstruindo a Esperança, ARES, entre 1994 e 2002 realizada no sul de Moçambique. No presente artigo é apresentada a intervenção desenvolvida bem  como  uma  avaliação  da  efectividade  da  intervenção psicoterapeuta.

terça-feira, 20 de março de 2012

Percepção dos alunos secundários da cidade de Maputo sobre a motivação para hábito de fumar e sobre o fumador


Joaquim Matavel
Psicólogo/Pedagogo, Mestre em Saúde Pública, Departamento de Saúde Mental, MISAU


Resumo

A Organização Mundial de Saúde classifica o Tabagismo como a principal causa evitável de doença e morte no mundo, embora a motivação para o início do hábito de fumar, ultrapasse a simples questão da vontade do indivíduo ou da influência do meio. 
Esta  pesquisa  visava  conhecer  a  percepção  que  os alunos do ensino secundário, entre os 18 e os 21 anos de idade, tem sobre a motivação para o hábito de fumar e sobre o fumador e ainda como qualificam os indivíduos fumadores.

Com uma metodologia qualitativa, a pesquisa foi realizada  na  cidade  de  Maputo,  em  Moçambique,  envolvendo  alunos  fumadores  de  duas  escolas  do  ensino secundário das zonas urbana  e suburbana (Escola Secundária Franciasco Manyanga e Laulane).

A  amostra  da  pesquisa  foi  constituída  por  25  alunos (100%), dos quais 15 (60%) eram do sexo masculino e 10(40%) do sexo feminino, que responderam a uma entrevista com perguntas abertas sobre a motivação para o   início   do   hábito   de   fumar,   motivação   para   a manutenção do hábito, motivo para fumar, preferência entre o cigarro e outras drogas e características do fumador. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Assistência Psicológica e Psiquiátrica à População de Rua com Perturbações Mentais


Lídia Gouveia
Médica Psiquiatra/Chefe do Departamento de Saúde Mental – MISAU



Resumo
O presente artigo faz a descrição do processo relativo a assistência à População de Rua com Perturbações mentais e de comportamento em Maputo. São apresentados para a discussão e  reflexão  elementos  acerca de todo o trabalho desenvolvido neste processo procurando  combinar  a  estrutura  descritiva  da  assistência  com  fundamentos  teóricos  da  intervenção psiquiátrica e de reabilitação e reinserção psicossocial e a estrutura prática.


Palavras- chave: Assistência, População de Rua com Perturbação mental, reabilitação psicossocial

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uso do preservativo: expectativas, atitudes e normas percebidas pelos jovens moçambicanos

Hachimo Cassamo Chagane
Doutor em Psicologia Clínica e de Saúde. 
Docente na Universidade “A Politecnica” e no ISCISA;  Chefe do Departamento de Saúde Mental do
Hospital Militar de Maputo

Resumo

O Objectivo deste artigo é conhecer a prevalência do uso auto-informado do preservativo na última relação sexual, assim  como  algumas  atitudes,  crenças  e  percepções sobre seu uso para a prevenção da transmissão do HIV por via heterossexual, em jovens das cidades de Nampula, Pemba e Lichinga, em Moçambique. 

Palavras-chave: preservativo, uso, atitudes, normas, Moçambique.

Abstract
Objectives To know prevalence of condom use in the last sexual relationship as well as attitudes, beliefs and perceptions about its use for preventing HIV heterosexual transmission in young people from three cities of Mozambique: Nampula, Bemba and Lichinga.
Key words: condom, utilization, attitude, Mozambique.


1. Introdução
As  intervenções  orientadas  à  prevenção  da transmissão por via sexual do HIV em Moçambique limitaram-se  a  difundir  e  disseminar  a  informação sobre os mecanismos de transmissão do HIV, assim como as medidas para preveni-lo, incidindo particularmente no preservativo, pondo ênfase em aspectos mecânicos do acto sexual, ignorando e/ou excluindo os aspectos emocionais e psicológicos inerentes ao comportamento sexual.

terça-feira, 6 de março de 2012

revista PSIQUE à venda

Saiba mais sobre a revista PSIQUE aqui

A revista PSIQUE já se encontra a venda ao preço único de 300,00Mt Trezentos Meticais). Para adquirir a sua PSIQUE basta dirigir-se à secretaria do Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos (CEPAEP), sita na Rua de Nachingweia Nr. 486. Tel/Fax: +258 21497315; celular: +258 823036928


domingo, 26 de fevereiro de 2012

O sono


Resumo: O presente trabalho pretende de uma forma resumida, contribuir com conhecimento atualizado sobre o sono: suas fases, características, tipos e ainda apresentar uma breve análise comparativa entre as visões da Psicanálise e da Neurociência sobre o assunto, com o objetivo de identificar possíveis pontos de contato e de divergência entre elas.

Palavras-Chave: Sono, Neurociência, Sonho, Psicanálise


Introdução
Este estudo é importante por abordar o sono, pois o ser humano passa cerca de um terço de sua vida dormindo e esta é a maior prova de que o sono é realmente importante em nossas existências. Uma boa noite de sono pode implicar em uma vida mais saudável e alguns anos vividos a mais.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Motivação no Trabalho


Resumo: Este artigo tem como objetivo ressaltar questões motivacionais no âmbito de trabalho. Para que um trabalho seja bem desenvolvido é preciso que muitas questões burocráticas sejam analisadas, porém é muito importante que o funcionário seja motivado, para que assim seu trabalho possa ser melhor desempenhado, visando lucratividade para a empresa e para ele.

Palavras-chave: ambiente de trabalho, motivação, papel do psicólogo organizacional.
Oliveira (2008) aborda em seu artigo que a motivação ocorre de dentro pra fora, ou seja, o indivíduo é motivado a fazer determinado trabalho de acordo com aquilo que ele deseja alcançar, aquilo que seja motivacional para ele, como por exemplo, subir de cargo dentro da empresa.