domingo, 2 de dezembro de 2012

ABUSO SEXUAL DE MENORES: REFLEXÃO SOBRE O PESO PSICOSSOCIAL DESTE MAL QUE MANCHA CADA VEZ MAIS O QUOTIDIANO DOS MOÇAMBICANOS.


Brígida Kapella Nhantumbo
DPS-Niassa
b24nhantumbo@gmail.com

Resumo:
INTRODUÇÃO: O abuso sexual de menores é conhecido desde a Antiguidade, porém, pouco se avançou 
no sentido de prevenir e amenizar suas  consequências psicossociais tanto ao nível individual como colectivo. Diferenças culturais, legais e de procedimentos dos profissionais envolvidos talvez expliquem a dificuldade em se estabelecer políticas públicas de prevenção e controlo do problema ao nível nacional.
OBJECTIVO: Despertar a consciência das autoridades competentes e da sociedade civil, sobre os riscos do abuso sexual de menores bem como da necessidade de adoção de  estratégias participativas e de carácter multi-sectorial para a prevenção e controlo do abuso sexual de menores.

 METODOLOGIA:
O presente  estudo do tipo descritivo transversal, baseou-se numa revisão de  13 artigos sobre as intervenções psicossociais e seu peso. Fez-se igualmente a análise dos dados de rotina dos casos que dão entrada nos Gabinetes de atendimento à Mulher e Criança Vítima de Violência, seguida de uma entrevista com o responsável Nacional da área.



RESULTADOS: 

Os resultados mostram que durante  o ano de 2010, os Gabinetes de atendimento à Mulher e Criança Vítima de Violência, recebeu em todo o país um total de 359 denúncias de casos de violação de menores,
com maior destaque para a província de Nampula que registou 29% dos casos, seguida da Zambézia com 11%. Registou-se igualmente 121 denúncias de casos de estupro, sendo as província centrais de Manica e Sofala as que mais contribuíram para este número com 18% e 17% respectivamente leia mais aqui



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentario