quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

"A psicologia em Moçambique enfrenta o desafio de todas as ciências pouco compreendidas"

Por: Ana Morais
A psicologia só se constituirá quando a medicalização for posta em causa, quando surgirem evidências de processos de psicologia bem sucedidos e finalmente, quando NÓS os psicológos moçambicanos começarmos: 

1) por assumir como com seres humanos podemos precisar de apoio - até porque vivenciamos com angustia até, os problemas de muitos outros; 

2) deixarmos de minimizar quando alguém pedir ajuda mesmo que seja sob a mascara de uma piada; 

3) quando tomarmos o rumo da psicologia como um campo de ciência, em que NÃO qualquer um pode actuar... e; 

4) quando nós entendermos que a psicologia realmente AJUDA pessoas a resolverem os seus problemas emocionais e a atingirem plenamente a realização do seu potencial.


Uma ordem de psicólogos ou associação de psicologia mais actuante, que se permita colocar os assuntos em agenda e pautar por uma atitude mais proactiva precisa-se com a maior das urgências. Somos nós que fazemos as associações, as ordens, os comités. Nós os psicólogos nas universidades, nos serviços, em núcleos temos a responsabilidade de nos organizarmos e estabelecermos a psicologia ou psicologias deste país."

11 comentários:

  1. Esta claro que para os estudantes e, sobretudo os profissionais precisam de uma associacao mais actuante, integra e que projecte a resppnsabilidade, competencia e qualidade nas praticas da psicologia. As solucoes simplistas, nao sao certamente as melhores vias. A massificacao do ensino tambem nao. O facilismo muito menos. Se pretendemos criar uma ordem de psicologos e importante que ela a partida seja clara e nao com muitas invencoes/motivacoes obscuras...

    ResponderEliminar
  2. Realmente, com muita urgência precisamos de tomar atitudes positivas e agirmos com accoes visíveis e tangíveis.

    ResponderEliminar
  3. preciso de um psicologo onde posso o encontrar urgente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Pode se dirigir ao Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos (CEPAEP), Rua de Nachingwea, 486, Maputo, na zona do Museu ou ao CERPIJ, no Hospital Cenntral de Maputo (HCM)

      Eliminar
    2. Conforme já adiantou Eder, o CPAEP e a CERPIJ são centros de referencias, mas não só, pode se dirigir ainda ao Centro de Estudos e Apoio Psicológico CEAP n campos universitário da UEM

      Eliminar
  4. Boa tarde, gostaria de saber se existe um site de consultas online Moçambicano?

    E também, gostaria de saber, porque quando alguém questiona sobre os locais de consultas de psicologia, a indicação é para locais em Maputo? Eu sou de Maputo, agora a residir na Beira, tive que parar as consultas de psicologia porque aqui é um pouco difícil, sem contar que tem a questão de confiança no psicologo. Os psicólogos que me atendiam em Maputo, alguns prometeram que me daria ajuda ao telefone caso eu precisasse, ligo para alguns e não ha retorno, atendem prometem me ligar e nunca o fazem. Isso faz-me perder esperanças quanto a resolução dos meus problemas. Claro que eu sei que tudo depende de mim, mas existem questões que precisam de acompanhamento, e eu sei que os psicólogos fizeram um juramento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, defacto é complicado ter acompanhamento psicologico nas provincias, estou com crises de depressao, marquei consulta no icor(ano passado)onde me duagnosticaram o problema, a psicologa atendeume e receitou alprazolam e tbem prometeume seguir via telefonica, e desde k vim a quelimane em outubro ate hoje tento contacrala nao tenho retorno. Confesso k ja me sentia aliviada e confiante, e agora to com uma recaida grave k n está a ser facil lidar, tanto k amanha vou procurar um psicologo ca em qlmne... se alguem ver esse post e esteja disponivel por favor me ajuda🙏🙏🙏

      Eliminar
    2. Ola, defacto é complicado ter acompanhamento psicologico nas provincias, estou com crises de depressao, marquei consulta no icor(ano passado)onde me duagnosticaram o problema, a psicologa atendeume e receitou alprazolam e tbem prometeume seguir via telefonica, e desde k vim a quelimane em outubro ate hoje tento contacrala nao tenho retorno. Confesso k ja me sentia aliviada e confiante, e agora to com uma recaida grave k n está a ser facil lidar, tanto k amanha vou procurar um psicologo ca em qlmne... se alguem ver esse post e esteja disponivel por favor me ajuda🙏🙏🙏

      Eliminar
    3. Boa Noite Sra. @Esperanca Natego,
      Primeiro permita-nos desculpar pela resposta tardia. No entanto, quanto a sua questão, pode se dirigir ao Hospital Provincial de Quelimane e procurar pelos Serviços de Psicologia e Saúde Mental.
      Quanto ao seu acompanhamento psicológico em Maputo (ICOR), gostaríamos de saber quem foi a psicóloga que fez a prescrição. Para responder esta questão, agradecia que o fizesse usando a página de envio de artigos https://cantodesaudemental.blogspot.com/p/enviar-artigos.html

      Eliminar
  5. uma psicologa que faz prescricao medica?????
    isso esta fora das competencias de um psicologo, esta mais dentro das responsabilidades de um psiquiatra...
    e isso aconteceu logo no ICOR...
    muito estranho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito estranho mesmo, estou m formando na área de psicologia educacional, pelos conhecimentos por mim ja adquiridos só um psicólogo clínico ou um psiquiatra, pode dar uma prescrição médica.

      Eliminar

Deixe o seu comentario