domingo, 8 de abril de 2012

A Violação do Contrato Psicológico e os Padrões Comportamentais de Respostas no Trabalho



Reginaldo M. Sitoe
Docente, investigador e consultor



Resumo

O estudo pretende fornecer alguma evidência empírica do modo como as percepções da violação do contracto psicológico dos indivíduos se relacionam com as suas componentes de saída, voz, negligência e lealdade em contexto de trabalho. Usando uma amostra composta por 71 colaboradores (oriundos duma organização de produtos  higiénicos),  os  resultados  sugerem  que  as  percepções da violação do contrato psicológico constituem o principal factor apenas no aumento do comportamento de voz. 
Palavras-chave: Contrato Psicológico, Violação do Contrato Psicológico, Respostas Comportamentais

Abstract
The study is intended to give some empirical evidence on how the perception violation of psychological contract is related to the following components: exit, voice, negligence, loyalty in the work context. Using the sample of 71 collaborators (from cosmetics manufacturing company), the results indicate that the perception of violation of psychological contract is the principal factor only in the in crease of the voice component. 
Key words: Psychological contract, Violation of psychological Contract, Behavioral responses.

1. Introdução
São desde há muito visíveis os sinais de instabilidade  económica,  social  e  laboral,  em  quase
todos os sectores de actividade. As empresas sofrem uma crescente pressão e necessidade de mudar e inovar, consequência da globalização e desregulamentação  dos  mercados  e  da  acelerada  inovação tecnológica. 

A flexibilidade e capacidade adaptativa tornam-se cruciais, implicando, por seu turno, uma
reforma das estruturas organizacionais tradicionais e exigindo uma integração, formação e adequação dos trabalhadores nas mesmas. As pessoas passam a ocupar um lugar privilegiado na organização, pois são os únicos recursos capazes de se adaptar e de adaptar as novas tecnologias às novas exigências com rapidez e qualidade, apanágios de organizações em busca  de  vantagens  competitivas  (Cunha  et  al.,1999).
Neste quadro, a função da Gestão de Recursos Humanos assume um papel preponderante saiba como ler todo o artigo aqui 


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