quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Dia Mundial de Saúde Mental

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.Todos os anos, a 10 de Outubro, o mundo comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, para chamar a atenção para a importância da saúde mental. Foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). Este ano, celebra-se o 25º aniversário, subordinado ao tema “Saúde mental no local de trabalho”. 



Por ocasião da data,partilhamos a mensagem da Directora Regional da OMS para a África, Dr.ª Matshidiso Moeti.


"Todos os anos, a 10 de Outubro, o mundo comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, para chamar a atenção para a importância da saúde mental. Este ano, celebra-se o 25º aniversário, subordinado ao tema “Saúde mental no local de trabalho”.
Embora esteja bem definida a relação entre stress laboral e uma má saúde mental, esta é frequentemente menosprezada, enquanto aspecto fundamental da saúde dos trabalhadores. Em termos mundiais, estima-se que 10% da população empregada tenha suspendido a sua actividade laboral devido a depressão, perdendo-se uma média de 36 dias de trabalho, sempre que um trabalhador é afectado por essa enfermidade. Sintomas como a dificuldade em concentrar-se ou em tomar decisões levam a uma acentuada quebra da produtividade no trabalho.
Pelo menos, 50% das pessoas com depressão não são sujeitas a tratamento. Na Região Africana, a ausência de informação, o estigma e as questões culturais são barreiras significativas que impedem as pessoas de procurar ajuda. Embora em muitos países existam leis sobre a igualdade de oportunidades no trabalho para as pessoas portadoras de deficiência, a doença mental encontra-se associada aos mais desfavorecidos em termos de taxas de emprego. A aceitação social das pessoas com doença mental não melhorou muito nos últimos 20 anos. 

A saúde mental tem um impacto muito importante no desenvolvimento económico e no bem-estar das pessoas. A perda de produtividade decorrente do absentismo associado aos problemas de saúde mental é considerável e parece estar a aumentar. O stress relacionado com o trabalho custa anualmente milhares de milhões de dólares à comunidade internacional, em custos directos e indirectos.
Existem fortes razões económicas para enfrentar não só o estigma por parte do empregador, mas também para investir em programas de promoção, prevenção e tratamento no âmbito da saúde mental, no local de trabalho. Tratar a ansiedade, depressão e outras perturbações mentais é uma forma economicamente acessível e rentável de promoção do bem-estar e prosperidade. Melhoram até 80% dos casos tratados, geralmente no espaço de quatro a seis semanas. A depressão pode ser evitada e tratada, se for rapidamente diagnosticada.
Muitos empregadores estão a desenvolver políticas de apoio à saúde dos seus trabalhadores, mas esta não é uma perspectiva comum. O Dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade para encetar conversações sobre a saúde mental no local de trabalho, de forma a promover melhores práticas, reduzir comportamentos negativos e capacitar os indivíduos. Dado que a maior parte da população activa passa mais de 60% do seu dia no trabalho, a saúde mental no trabalho está no centro das interacções sociais quotidianas.
As causas e as consequências do stress relacionado com o trabalho são mais facilmente tratadas através de uma combinação de medidas, quer colectivas, quer individuais, centradas na prevenção. Os locais de trabalho favoráveis à saúde mental detêm programas e práticas que promovem o bem-estar do trabalhador e/ou o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, tratam os distúrbios mentais com a mesma urgência que os problemas de saúde físicos e proporcionam aos gestores formação em questões de saúde mental no local trabalho.
Os empregadores podem tornar-se agentes de mudança, alterando os factores de risco de stress no local de trabalho, criando um clima organizacional que promova o bem-estar e a criatividade e disponibilizando cuidados para os que deles precisem. Os empregados podem adoptar medidas para aprenderem a reconhecer os sinais e sintomas de um problema de saúde mental e envolver-se na sua prevenção, inclusive, falando sobre o assunto.

A saúde mental é uma das prioridades da OMS. Incentivamos os países a promovê-la no local de trabalho e a construir coligações amplas que estimulem as melhores práticas, diminuam os comportamentos negativos e capacitem os indivíduos, com vista à promoção de uma boa saúde mental para todos. A dignidade em saúde mental requer que todos os membros da sociedade trabalhem em conjunto. Requer acção na comunidade e, sobretudo, no local de trabalho. O bem-estar no local de trabalho é crucial para assegurar uma força de trabalho saudável e sustentável, essencial para uma Região Africana mais saudável, mais produtiva e mais próspera."  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentario