Boia Efraime Jr.
Doutorado em Psicologia pela Universidade de Colónia (Alemanha) tendo trabalhado na Psiquiatria Karl Bonhoffer em Berlim, na Associação Moçambicana de Saúde Pública, na Associação “Reconstruindo a Esperanca” (Maputo) e no UBS Optimus Foundation (Zurique).
Ilídio Silva
Licenciado em Psicologia em Leipzig (Alemanha), e trabalhou com o primeiro autor na Associação Mocambiçana de Saúde Pública e, posteriormente, criou e dirigiu o Instituto de Psicotraumatologia de Moçambique. Trabalhou como psicoterapeuta na área do HIV/SIDA.
Resumo
Os autores apresentam a Psicotraumatologia como uma ciência que aborda as feridas psíquicas, as suas causas e consequências, as possibilidades de prevenção, de reabilitação e de terapia, privi-legiando o seu enquadramento no contexto cultural Moçambicano. Como ilustração das possi-bilidades da psicotraumatologia, particularmente da psicotraumatologia especial, eles apresentam uma intervenção psico-social e psicoterapeutica com ex-crianças soldado desenvolvida pela Associação Reconstruindo a Esperança, ARES, entre 1994 e 2002 realizada no sul de Moçambique. No presente artigo é apresentada a intervenção desenvolvida bem como uma avaliação da efectividade da intervenção psicoterapeuta.
A análise da intervenção realizada com as ex-crianças soldado é enquadrada teoricamente no âmbito dos desenvolvimentos da disciplina de psicotraumatologia. A avaliação dos resultados da intervenção recolhidos em 2003 mostra que a intervenção da ARES se mostrou efectiva a médio e a longo prazo.
Palavras-chave: Trauma psíquico, traumatismo psíquico, psicotraumatologia, ex-crianças soldado, in-
tervenção culturalmente sensivel.
The authors introduce in this article the psychotraumatology as the science dealing with psychic wounds. They use both research evidence and cli-nical experiences to present the onset and consequences of psychic trauma, its prevention, rehabilitation and psychotherapy. A psy-cho-social and psychotherapeutical intervention developed by the mozambican Association Rebuilding Hope,
ARES, with former child soldiers in south of Mozambique between 1994 and 2002 is presented and contextualized in the mozambican cultural environment. Using clinical interviews and psychological tests, the authors described the evaluation of the intervention that took place with a sample of the former child soldiers that attended the psycho-social and psychotherapeutical intervention done by ARES and concluded that it was had proven to be mid- and long- term effective.
Keywords: Psychic trauma, psychic traumatism, psychotraumatology , former child soldiers, cultural sensitive approach
1- Introdução
No âmbito nacional e internacional cresce nos ultimos tempos o interesse pela psicotraumatologia.
Este facto deve-se a publicação de inúmeros trabalhos cientificos demonstrando a evidencia científica da psicotraumatologia assim como a publicaçao de experiências clínicas. Estas publicações tem Saiba como ler todo o artigo aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe o seu comentario