quarta-feira, 14 de setembro de 2011

V Congresso da comunidade Médica de Língua Portuguesa e VII Congresso da Associação de Saúde Mental de Língua Portuguesa


Da esquerda para a direita: Dra serena chachuaio, Prof. Fernando Vaz, Dra Lídia Gouveia, Dr. Rómulo Muthemba, Dra Carla Silva, Dr. Aurélio Zilhão, Dra Rosel Salomão e Dr. Tony Gravata durante congresso em Luanda.




A capital angolana, Luanda, foi  palco, de 18 a 19 de Setembro, do V e VII Congressos de médicos e de saúde mental da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), respectivamente.

O congresso decorreu sob o lema “Melhorar a saúde no espaço da CMLP: Um desafio com múltiplas especificidades”.

Foram abordados os temas o “Desenvolvimento dos recursos humanos – O que preconiza a OMS”, “Doenças não transmissíveis – Um combate permanente – Acções em curso em cada país”,
“Os desafios da formação medica pós-graduada no âmbito da CMLP”, entre outros.

A Dra Lídia Gouveia (Chefe do Departamento de Saúde Mental - Ministério da Saúde) e o Dr. Rómulo Muthemba (CEPAEP-Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos) participaram no evento  integrados numa ampla delegação composta pelos  Dr. Aurélio Zilhão (Bastonário da Ordem dos médicos); Professor Fernando Vaz,  Dra Carla Silva (Chefe do Departamento de doenças não transmissíveis), Dra Rosel Salomão (Presidente da Associação De Saúde Mental da CPLP); Dra Serena Chachuaio (Directora do Hospital Psiquiátrico do Infulene) e Dr. Tony Gravata (Médico afecto ao Hospital provincial de Gaza) e, ainda o Professor Dr. Mamudo Ismael (Director da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane).


Das actividades desenvolvidas no Congresso, destaque para a participação como prelectores, em mesas redondas e na moderação de alguns temas, tendo aproveitado  o evento para participação no curso de actualização em “toxicodependências”(Professor Jõao Relvas, universidade de Coimbra) e “actualização em Psicopatologia” (Professor Pio De Abreu, Universidade de Coimbra).


Estiveram presentes médicos e profissionais da área da Saúde de Angola, Portugal, Moçambique, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Timor Leste, São Tomé e Príncipe Macau.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentario