sábado, 17 de setembro de 2011

IX MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNONOLOGIA

O CEPAEP participou de 15 a 20 de Agosto de 2011, na IX Mostra de Ciência e Tecnologia
 organizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

O CEPAEP fez-se representar por uma vasta equipa de técnicos do SEP – Serviço De Estudos e Pesquisa, SOEV – Serviço de Orientação Escolar e Vocacional e, o SPORS – Serviço de Psicologia Organizacional, Recrutamento e Selecção.

Em geral, incluiam-se as seguintes actividades:
  •    Sessão oficial de abertura 14horas do dia 15/08/2011, pelo Primeiro Ministro – a qual participaram todos os membros da equipa técnica do CEPAEP;
  •    Exposição com horário das 9:00 as 18:00 -  apresentou a 03 máquinas de avaliação psicomotora (atenção difusa, coordenação visuo-motora e inteligência prática), material de IEC sobre tabaco, drogas e perturbação mental, poster “Quisse Mavota e o banner do CEPAEP; permitiu-se aos participantes, a experimentação de 02 testes psicomotores (blocos de wiggly para medir a inteligencia prática, método de trabalho;
  •  Cerimónia de Encerramento, no dia 20/08/11 – que incluiu depoimentos de avaliação da feira e entrega de certificados aos participantes.


Registo de participação

Como forma de colher dados sobre a participação ao STAND do CEPAEP, foram construídas fichas para: 1) registo dos visitantes; 2) desempenho em termos de tempo, na montagem do quebra-cabeças bloco de Wiggly. Com base nestas fichas pode-se registar cerca de 385 visitantes dentre os quais 103 aceitaram construir o quebra-cabeças Bloco de Wiggly.  
Bloco de Wiggly (a direita)

Constatou-se tambem que os visitantes do stand do CEPAEP:

a)      Idades dos visitantes
As idades dos visitantes eram compreendidas entre 09 e 53 anos, sendo a idade média, de 20 anos de idade; cerca de 50% dos visitantes eram adolescentes (até 18 anos de idade).


b)      Escolaridade dos visitantes
Constatou-se, como mostra a figura 1, que a maior parte (38.73) dos visitantes se encontrava no nivel médio, sendo os visitantes com nivel Primário e Tecnico predominantes no stando CEPAEP. Constatou-se igualmente que maior parte dos participantes na Mostra eram estudantes da Escola Secundária Josina Machel (64%), embora naquele nivel, tambem visitaram stand pessoas da Escola Emilio guebuza, Francisco Manyanga, Zona Verde.

c)       Instituições Académicas dos Participantes

A escola que teve maior representatividade foi, como seria de esperar a Escola Secundária Josina Machel; no entanto é interessante observar que, ainda que com baixa afluência, alguns participantes vinham de escolas públicas distantes do local do evento, o que pode ser um indicador de que a distancia poderá deixar de ser um constrangimento grande.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentario