domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Mundial de Saude Mental – 10 de Outubro 2012
Feira de Saude Mental

Realizou-se no passado dia 10 de Outubro a Feira de Saúde Mental, no Hospital Psiquiátrico do Infulene, cujo lema lançado pela OMS era “Depressão: Uma Crise Global”.
A Feira contou com a participação de doentes em ambulatório e internados naquele hospital, seus familiares, diversos profissionais de saúde, membros da comunidade, representantes da Associação Vanghano Va Infulene, utentes do Centro de Reabilitação Psicossocial das Mahotas, estagiários e estudantes do Curso de Psicologia, totalizando cerca de 300 pessoas.
Houve um espaço cultural com uma peça de teatro sobre a depressão e vários números de dança apresentados pelo o Grupo Girassol. O grupo de musical dos doentes internados bem como a equipa de assistentes sociais do HPI também agraciaram o público com algumas canções ensaiadas nas suas actividades terapêuticas.

 Fig.1 Dança de abertura (Grupo Girassol) 

 Fig. 2 Dança tradicional (Grupo Girassol)


Fig. 3 Dança tradicional (Grupo Girassol)


Fig. 4 Uma paciente internada a declamar uma curta poesia


As actividades da feira de saúde mental tiveram uma participação activa dos convidados principalmente no exame de medição de glicémia (cerca de 100 pessoas) e exames psicológicos (83 pessoas).
Fig. 5 Mediçao da glicémia pelos profissionais
 Fig. 6 Mediçao da glicémia pelos profissionais de enfermagem

Fig. 7 Avaliação do nível de stress e depressão, com recurso a uma escala


Foi ainda realizada uma palestra de terapia ocupacional com apresentação dos sinais e sintomas de perturbação mental e de comportamento e a oferta de uma cadeira de posicionamento a uma criança com paralisia cerebral.
Fig. 8 Terapeuta ocupacional apresenta conceitos gerais acerca da perturbação mental

Fig.9 Terapeuta Ocupacional faz a entrega oficial de uma cadeira de posicionamento produzida localmente

As actividades prosseguiram com a realização de uma roda de terapia comunitária orientada pela equipa de saúde mental do Hospital Geral José Macamo, da qual participaram cerca de 40 pessoas.


Fig. 10 e 11: Roda de Terapia Comunitária

Procedeu-se ainda a exposição e venda de artigos de artesanato produzidos pelos doentes do CRPS-Mahotas e das duas edições da revista Psique produzidas pelo CEPAEP.
 Fig.12 Exposição de material de IEC e venda das Revistas Psique


Fig. 13,14 Exposição e venda de artigos produzidos pelos doentes do CRPS Mahotas








2 comentários:

  1. Este tipo de evento ajuda conhecermos um pouco do que é a doença mental e limarmos nossos preconceitos em relação aos doentes. porque não realizar estas feiras periodicamente nos bairros e em todo o pais?

    ResponderEliminar
  2. Parabenx aos envolvidos. a ideia de colocar os própios sujeitos que sofrem de perturbação mental como foco da atenção é de elogiar e reforçar.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentario