quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MENSAGEM DO DIRECTOR REGIONAL PARA ÁFRICA, DR. LUIS GOMES SAMBO, POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL 2013

Hoje, 10 de Outubro de 2013, juntamo-nos ao resto do mundo para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, subordinado ao tema “Saúde Mental e Adultos Mais Velhos”. O tema interpela-nos para a necessidade crucial de se aumentar o investimento na saúde dos adultos mais velhos com idade igual ou superior a 60 anos, sobretudo em matéria de saúde mental. 

O envelhecimento afecta todos e cada um de nós independentemente de onde vivemos, se somos homem ou mulher, ricos ou pobres. Na Região Africana, a população de pessoas idosas foi estimada em 43 milhões em 2010 e as projecções apontam para que atinja os 67 milhões até 2025 e os 163 milhões até 2050.  

Devido aos ganhos significativos verificados na esperança média de vida, existe um número cada vez maior de pessoas que estão agora na terceira idade e que enfrentam um risco acrescido de doenças crónicas, incluindo incapacidades e afecções de saúde mental. A demência, a depressão e a ansiedade são alguns dos problemas de saúde mental que os adultos mais velhos enfrentam e que podem muitas vezes provocar uma situação grave de dependência. 
A demência é causada por uma variedade de problemas cerebrais que afectam a memória, o raciocínio, o comportamento e a capacidade de executar as actividades do dia-a-dia.
A depressão é uma das doenças mais comuns em todo o mundo e afecta o humor e as respostas emocionais aos desafios da vida quotidiana. Se não for tratada, a depressão pode levar ao suicídio. 
Na maioria dos países existem diferentes graus de sensibilização e compreensão da demência e da depressão, o que resulta na estigmatização, em obstáculos ao diagnóstico e ao tratamento, e que têm impacto sobre os prestadores de cuidados, famílias e sociedade do ponto de vista físico, psicológico e económico.

À excepção de alguns países, os progressos na melhoria da saúde mental na Região têm sido lentos. Reconhecendo a necessidade premente de se agir ainda mais sobre os problemas relativos à saúde mental, os países adoptaram nos últimos anos a Declaração de Brazzaville sobre as DNT na Região Africana, o Plano Mundial de Acção para a Saúde Mental 2013-2020 e a resolução sobre “Envelhecimento Saudável na Região Africana”. Estes compromissos políticos conferiram um novo impulso para uma colaboração multissectorial mais robusta no sentido de melhorar os serviços de cuidados de saúde mental.

Por ocasião deste dia, exorto indivíduos, famílias, prestadores de cuidados, comunidades e sociedades a ajudarem a prevenir a demência, a depressão e a ansiedade nas pessoas idosas. Podemos consegui-lo promovendo estilos de vida mais saudáveis que incluam uma alimentação equilibrada, actividade física adequada, gestão do stress e evitar o uso nocivo do álcool e o abuso de substâncias, já para não falar da importância de se dispor de unidades adequadas de tratamento e de prestação de cuidados.

Lanço um apelo a governos, instituições de investigação, sociedade civil e parceiros do desenvolvimento para que reforcem o seu compromisso para com a saúde mental; melhorem a afectação de recursos e reforcem a capacidade de diagnóstico e de tratamento de todas as formas de problemas de saúde mental. Incentivam-se os governos e os parceiros a trabalhar em prol das iniciativas de redução da pobreza que possam beneficiar as pessoas idosas e outros grupos vulneráveis.  

Em colaboração com outros parceiros do desenvolvimento, a Organização Mundial da Saúde vai continuar a prestar apoio aos países para atender às necessidades de saúde mental dos adultos mais velhos. Como se costuma dizer, “ A boa saúde acrescenta anos à vida” e “Não há saúde sem saúde mental”.
Muito obrigado.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentario