quinta-feira, 24 de abril de 2014

Eventos Científico-pedagógocos Abril-Maio 2014

1. Participação da Dra Palmira Santos no encontro de trabalho na University College London (22 a 26 de Abril)
O Departamento de Saúde Mental – CEPAEP tem vindo a trabalhar no sentido de dinamizar as acções do Serviço de Estudos e Pesquisas com o objectivo de obter evidências que sirvam de base para a implementação de serviços inovadores que melhorem a prestação de serviços de saúde mental de qualidade para a população.
Neste âmbito, foram feitos contactos com várias instituições nacionais e internacionais que trabalham na área, tendo sido demonstrado interesse em trabalhar com o MISAU por parte do University College London (UCL), Universidade de Cape Town (UCT), Universidade de Stellenbosch (SU), Universidade Nova de Lisboa (UNL) e Fundação Gulbenkian – Global Mental Health Platform.
Neste âmbito, a Dr.ª Palmira Santos, Coordenadora do Serviço de Estudos e Pesquisas do CEPAEP, participa de 22 a 26 de Abril, num encontro de trabalho na University College London com vista a preparação de proposta de pesquisa conjunta sobre a depressão e suicídio.

  1. Reunião e formação sobre Epilepsia (17 a 21 de Março)
Decorreu na semana de 17 a 21 de Março no hotel Cardoso a reunião sobre epilepsia e formação de formadores provinciais sobre a qual o balanço feito é positivo.
Depois desta formação deverão ser realizadas formações nas províncias tendo ficado os colegas das províncias formados com a responsabilidade de enviar ao Departamento os planos de formação.

  1. Formação Formação treatnet - Toxicodependência em Maputo (14 a 18 de Abril de 2014)
Decorreu na semana de 14 a 18 de Abril de 2014 a formação sobre toxicodependência. Esta formação teve a participação de profissionais de saúde mental da cidade e província de Maputo, Beira e Nampula. Foi orientada por facilitadores nacionais e internacionais do pacote treatnet.
Após mais esta formação os beneficiários terão o dever de prestar serviço ao hospital psiquiátrico de Maputo (no Centro de Reabilitação de Toxicodependência) uma vez por semana tendo em conta os conhecimentos adquiridos.
A formação foi produtiva, e forneceu instrumentos que permitem aos profissionais, desenvolver actividades na área de toxicodependência com maior eficácia;. Entretanto, recomendou-se que os formados participem nas reuniões técnicas e visitas ás enfermarias de toxicodependência (HPI) para aplicar os conhecimentos adquiridos assim como a distribuição dos instrumentos AUDIT, ASSIST e ASI, para permitir uma avaliação e escolha do que for mais adequado ao nosso contexto.


  1. Reunião de toxicodependência, em Joanesburgo
Os Drs. Joaquim Matavele e Eugénia Teodoro, do Departamento de Saúde Mental do MISAU participaram numa reunião na Africa do sul, sobre prevenção, tratamento e pesquisas na área da toxicodependência. Neste âmbito, a UNODC está disponível para dar apoio sobretudo técnico, para actividades na área que deverá ser investida a médio termo com: a criaçao do Centro de reabilitação de toxicodependência de entre outros.

  1. Visita do Professor SA Kagee ao CEPAEP (14 a 16 de Maio)
O Professor SA Kagee, Director do Departamento de Psicologia da Universidade de Stellenbosch University/ Stellenbosch Universiteit - South Africa/ Suid-Afrika visitará Moçambique nos dias 14 a 16 de Maio a convite do MISAU - Departamento de Saúde Mental/CEPAEP.
Esta visita foi organizada com o objetivo de se estabelecerem parcerias no âmbito de criação de uma plataforma que permitirá a realização de pesquisas conjuntas e também para estabelecer as metas para uma maior parceria entre CEPAEP/DSM e do Departamento de Psicologia da Universidade de Stellenbosch, principalmente no âmbito dos serviços de saúde mental na atenção primária.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentario