quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DADOS RELATIVOS AO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL REALIZADO NUM COLÉGIO DA CIDADE DE MAPUTO

Nos dias 20 e 21 de Novembro foram avaliados cerca de 12 jovens estudantes provenientes do Colégio da 
capital que se encontram a frequentar a 10ª e a 12ª classes.

Estes jovens foram submetidos a diversos testes psicológicos com o objectivo de perceber qual a possível vocação de cada um deles segundo um perfil individual. Entendendo-se a orientação vocacional como um processo que apoia o jovem na consciencialização dos seus reais interesses, dos seus principais traços de personalidade e das suas habilidades, para se chegar a uma conclusão em relação a escolha profissional.

Apesar da amostra reduzida, obteve-se a seguinte informação relativa aos interesses profissionais deste grupo específico.






Neste gráfico pode-se perceber que a maioria dos jovens não demonstra interesse por um campo profissional específico, seguindo-se 41.6% deles que acredita que o Campo Económico-Empresarial seria a melhor escolha para si.

Sendo assim, pode-se verificar que o interesse pela área do cálculo e a ideia de que esta área é certamente a que proporciona melhor estabilidade económica, infelizmente permanece. 
CEPAEP®

2 comentários:

  1. essa falta de interesse por um campo específico é normal a este nível (10a a 12a classe)? com base nestas avaliaçãoes ou testes é podssível ter alguma análise das prováveis causas das escolhas e falta delas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digamos que esta falta de interesse pode ser um indicador de falta de informacao por parte dos jovens, pois possivelmente n investiguem tal como deveriam aquilo q sao as alternativas profissionais para si.
      Julgo que com uma entrevista aprofundada pode-se retirar imensas informacoes q poderao responder a 2a. questao, mas tambem uma conversa com os pais ou tutores seria imprescindivel.

      Espero ter respondido cabalmente as suas questoes....
      Sempre ao dispor!

      Eliminar

Deixe o seu comentario