segunda-feira, 16 de setembro de 2013

RESUMO - Reabilitação e Adaptação de crianças com deficiências múltiplas, através do Reforço do Apoio Psicossocial baseado no desenvolvimento de habilidades e autonomia: Estudo de caso no Infantário da Matola

Autor: Brígida Kapella Nhantumbo/DPS_Niassa

Reabilitação e Adaptação de crianças com deficiências múltiplas, através do Reforço do Apoio 
Psicossocial baseado no desenvolvimento de habilidades e autonomia: Estudo de caso no 
Infantário da Matola.

Resumo:
INTRODUÇÃO: Deficiência é " Toda perda ou anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica que gere incapacidade para o desempenho de actividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humana (Farias & Buchalla, 2005), reabilitação é “um processo contínuo, coordenado, com objectivo de restaurar o individuo incapacitado para que ele obtenha um melhor 
desempenho físico, mental, social, económico e vocacional, permitindo a sua integração e/ou reintegração social” (Faro, 1996 & OMS,2002 ), enquanto apoio psicossocial é o conjunto de acções, intervenções e/ou actividades que visam promover, de forma autónoma ou integrada, em equipas multidisciplinares e multisectoriais, o desenvolvimento psicossocial de grupos e comunidades no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária (Reppold et al. ,2002 & Williams, 2003). Leahy (2007), considera que o trabalho de intervenção com as crianças deve ser feito tendo em conta o respeito e a valorização as 4 principais portas de entrada na intimidade da criança, nomeadamente: Contacto cara-acara, Conversa íntima, Toque corporar, Participação nas actividades da criança. 

OBJECTIVO:
 a) Descrever as estratégias utilizadas para a reabilitação e integração psicossocial de crianças portadoras de deficiência no infantário da Matola,
 b) Identificar as principais habilidades que podem ser desenvolvidas
em crianças portadoras de deficiência através do reforço do apoio psicossocial. 

METODOLOGIA:
presente estudo do tipo descritivo transversal, baseou-se na recolha e análise de depoimentos
dos intervenientes do processo de reabilitação das crianças deficientes residentes no Infantário da Matola, Província de Maputo, através da discussão de grupos focais subdividos nas seguintes categorias (formadores/facilitadores, cuidadores/titias/supervisores). A análise de dados foi feita com recusrso ao método de saturação teórica em pesquisa qualitativa 

RESULTADOS: Os resultados mostram que a ideia surge em 2006, quando o ICDP-Moçambique, no âmbito das suas actividades de apoio ao empoderamentodos cuidadores de crianças, entrou no Infantário da Matola. A DPMAS Matola, o ICDP Moçambique e a UNICEF e são as 3 Instituições envolvidas neste processo de reabilitação das crianças deficientes no Infantário da Matola. As responsabilidades estão definidades de forma clara, apesar de existir uma transversalidade mútua na actuação. o ICDP implementa as suas actividades em Instituições e comunidades, realçando a importância da qualidade da comunicação, com qualquer ser humano, mas muito especialmente com os desfavorecidos, negligenciados e deficientes. 

CONCLUSÃO: Através do reforço do apoio psicossocial, a criança pode desenvolver habilidades como: socialização, autonomia, fala e linguagem, psicomotrocidade, sensibilidade e outros aspectos cognitivos. Uma das estratágias mais utilizada para garantir o sucesso da reabilitação, tem sido a sensibilização da comunidade associada a formação para desenvolvimento de competências práticas para lidar com crianças deficientes.

Palavras-chave: Deficiência, apoio psicossocial, rebilitação.

2 comentários:

  1. existem mais dados sobre este estudo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem sim mais dados sobre o estudo mas fazem parte do artigo (sera publicado na 4a edicao da revista Psique) e do relatoria da pesquisa uma vez que foi publicado apenas o resumo.

      Saudacoes de Brigida Nhantumbo

      Eliminar

Deixe o seu comentario