domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Mundial de Saude Mental – 10 de Outubro 2012
Feira de Saude Mental

Realizou-se no passado dia 10 de Outubro a Feira de Saúde Mental, no Hospital Psiquiátrico do Infulene, cujo lema lançado pela OMS era “Depressão: Uma Crise Global”.
A Feira contou com a participação de doentes em ambulatório e internados naquele hospital, seus familiares, diversos profissionais de saúde, membros da comunidade, representantes da Associação Vanghano Va Infulene, utentes do Centro de Reabilitação Psicossocial das Mahotas, estagiários e estudantes do Curso de Psicologia, totalizando cerca de 300 pessoas.
Houve um espaço cultural com uma peça de teatro sobre a depressão e vários números de dança apresentados pelo o Grupo Girassol. O grupo de musical dos doentes internados bem como a equipa de assistentes sociais do HPI também agraciaram o público com algumas canções ensaiadas nas suas actividades terapêuticas.

 Fig.1 Dança de abertura (Grupo Girassol) 

 Fig. 2 Dança tradicional (Grupo Girassol)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RELAÇÃO TERAPÊUTICA COM SUJEITOS BODERLINE: CONTRIBUTOS COM BASE NA EXPLORAÇÃO DE UM CASO CLÍNICO.


*Rómulo Muthemba
*Psicólogo Clínico 

RESUMO

Pretendemos dissertar sobre a patologia Boderline, seus traços sintomatológicos, características dinâmicas bem como abarcar as vicissitudes do “difícil” trabalho terapêutico com estes pacientes, tendo como base a exploração de “um caso clínico” de uma nossa paciente e que por razões óbvias tivemos que alterar significativamente alguns conteúdos.
Começamos por referir os múltiplos aspectos contidos na designação “boderline”, encetando uma breve dissertação sobre as origens do termo e seus derivados “limite”. Salientamos aspectos que nos parecem constituir a base para a compreensão desta patologia confrontando-as e discutindo com os principais elementos revelados e observados no caso clínico.
Socorremo-nos a autores como Coimbra de Matos (2000) que destacam a perda e o desamparo afectivo como estando na génese da patologia Boderline, o ressentimento, a clivagem e a projecção maçiça como factores da dinâmica psicopatológica.
Da análise do caso, terminámos assinalando a importância evolutiva da construção de um espaço de segredo e de confiança na cura destas patologias, onde os factores contra-transferenciais jogam

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro de 2012


“Depressão: A crise global”.
 Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para a data.


“Cerca de 350 milhões de pessoas de todas as idades, níveis sociais e nacionalidades sofrem de depressão. E tantos outros – familiares, amigos, colegas de trabalho – estão expostos aos efeitos indiretos desta crise de global saúde que está sendo subestimada.
A depressão diminui a capacidade das pessoas para lidar com os desafios diários da vida e, muitas vezes precipita a ruptura familiar, a interrupção da educação e a perda de emprego. Nos casos mais extremos, as pessoas se matam. Cerca de um milhão de pessoas comete suicídio anualmente, a maioria devido à depressão não diagnosticada ou não tratada.
As pessoas desenvolvem a depressão por uma série de razões e diferentes causas: genéticas, biológicas, psicológicas e sociais, que se conjugam para formar o contexto que serve de gatilho. Estresse, tristeza, conflito, abuso e desemprego podem também contribuir. As mulheres são mais propensas a sofrer de depressão do que os homens, inclusive após o parto.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

X Mostra Moçambicana de Ciência e Tecnologia


O Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos - CEPAEP, participou na X Mostra Moçambicana de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que decorreu na semana de 20 a 24 de Agosto do corrente ano, nas instalações da Escola Secundária Josina Machel, com o lema “Ciência, Tecnologia e Inovação como a primeira força produtiva”.

Esta mostra, contou com a participação de diversas instituições públicas e privadas e inovadores singulares provenientes de todo país que tiveram a oportunidade de interagir entre si e com o público, estabelecer parcerias e divulgar os seus serviços, resultados de pesquisas inivações entre outros.

A participação do CEPAEP neste evento foi marcada pelas seguintes actividades principais:
 
  • ·        Exposição de 3 instrumentos de avaliação psicomotora (Blocos de Wiggly, Audiómetro, Dextímetro de Moeda e Torno de Lahy);
Blocos de Wiggly (esquerda)Torno de Lahy( direita)