segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Métodos de Intervenção com Pais

A Professora Doutora Júlia Serpa Pimentel Esteve no CEPAEP, na Quarta Feira, dia 02 de Novembro, entre as 10h30 e 12h, para orientar uma palestra sobre Métodos de Intervenção com Pais





terça-feira, 25 de outubro de 2011

Anúncio sobre o cancelamento da formação em psicoterapia cognitivo-comportamental

O CEPAEP informa que aos demais interessados que a formação em psicoterapia cognitivo-comportamental foi cancelada, por motivos de Doença por parte do Professor Doutor Victor Cláudio (facilitador do curso). Mais informa que o mesmo irá decorrer em data a anunciar. Para mais informação, consulte o nosso blog ou entre em contacto telefónico através dos números Tel. 21497315; Telmovel.: 823036928 ou Fax. 21497315

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Estudo identifica características e efeitos da depressão psicótica


 Pessoas com depressão muitas vezes apresentam também manifestações psicóticas. Mas, até agora, a medicina não tem métodos objetivos para diferenciar esses casos dos quadros depressivos comuns, o que dificulta a adoção de tratamentos específicos.
Correlacionando dados de neuroimagem e testes clínicos, um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) dá os primeiros passos para definir as diferenças clínicas e biológicas entre a depressão psicótica e não psicótica.
Dados preliminares de um estudo coordenado por Cristina Marta Del Ben, do Departamento de Neurociência e Comportamento da FMRP-USP, indicam que pacientes com depressão psicótica apresentam alterações no volume de determinadas estruturas cerebrais.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os rituais ajudam a aliviar o estresse, aponta novo estudo


Muitos esportistas costumam fazer uma cruz sobre o peito antes de iniciar suas atividades, assim como os jogadores de basquete que quicam a bola um certo número de vezes antes de tentar um lance livre. Não-atletas muitas vezes executam exatamente a mesma rotina de tarefas diárias.
Um novo estudo sugere que estas ações compartilhar uma ligação comportamental com o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) onde elas atuam para reduzir o estresse.
Neste novo estudo os pesquisadores descobriram que o comportamento repetitivo em geral - e especialmente o comportamento tipo ritualístico - não é apenas um fenômeno humano, mas também do mundo animal. Os pesquisadores acreditam que os comportamentos ritualísticos em humanos e animais evoluíram como um método para induzir a calma e aliviar o estresse.