quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Normas para a Elaboração dos Artigos

Instruções aos autores
Normas para a Elaboração dos Artigos

A Revista PSIQUE: Psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental publica artigos de carácter didáctico e científico que possam contribuir para o desenvolvimento da ciência, saúde e sociedade em geral. Publica trabalhos originais relacionados com a Psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental que se enquadrem nas seguintes categorias:
1. Relato de Pesquisa – Investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica, com o limite máximo de 15 páginas na publicação, incluindo resumo, figuras, tabelas e referências.
2. Estudo Teórico – Revisões de literaturas em áreas específicas ou apresentações de posições teóricas, com o limite máximo de 06 páginas, incluindo resumo, figuras, tabelas e referências.
3. Relato de Experiência Profissional – Estudo de caso contendo análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a actuação dos Profissionais de Saúde Mental em diferentes áreas, com o limite máximo de 10 páginas, incluindo resumo, figuras, tabelas e referências.
4. Resenha – Revisão crítica de obra recém publicada, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais, com o limite máximo de 08 páginas.
 5. Revisão Crítica da Literatura – Análise de um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Psicologia e da Saúde Mental, com o limite máximo de 8 páginas, incluindo resumo, figuras, tabelas e referências.
Os manuscritos que se enquadram nas categorias 1 a 5 acima descritas serão aceites para análise pressupondo-se que:

terça-feira, 11 de outubro de 2016

10 de Outubro - Dia Mundial de Saúde Mental

Comemorou-se no ultimo dia 10 de Outubro o dia Internacional da Saúde Mental sob o lema
 " Dignidade em Saúde Mental, Focando Para os Primeiros Cuidados Psicológicos em Saúde Mental em Situação de Crise".

As celebrações decorreram no Hospital Psiquiátrico de Infulene, em Maputo.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

MISAU lança campanha de Epilepsia na província de Nampula

Na passada segunda feira, sua Excia a Ministra da Saúde lançou oficialmente, em Nampula, o programa de redução da lacuna no tratamento da epilepsia. O programa abrange 5 províncias nomeadamente: Niassa, Nampula,  Zambézia, sofala e Gaza. O programa iniciou em 2014 e verificou-se um aumento significativo de pacientes que procuraram as unidades sanitárias.



sábado, 28 de maio de 2016

I Congresso de Psicanálise da CPLP

O Dr. Rómulo Muthemba, Psicólogo Clínico, afecto ao Departamento de Saúde Mental (Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos-CEPAEP), participou no I Congresso de Psicanálise de Língua Portuguesa que decorreu em Lisboa de 12 a 14 de Abril.
 Na mesa redonda, onde se debruçou sobre a problemática do suicídio o Dr. Rómulo apresentou o trabalho: “Os idosos também se suicidam. Da (in)visível dor da violência ao suicídio”.
O painel foi presidido pelo Professor António Palha (Professor Catedrático e Jubilado de Psiquiatria e

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Formação de Profissionais de Saúde Mental em Pesquisa de Implementação

No âmbito do projecto de formação de profissionais de saúde mental em pesquisa de implementação que está a ser levado a cabo em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade de Colúmbia e a Universidade Federal de São Paulo, realizou-se de 29 de Fevereiro a 11 de Março a segunda fase de cursos presenciais em Maputo na Faculdade de Medicina da UEM.

A formação compreendeu a realização de três cursos intensivos nomeadamente Terapia Interpessoal (Iterpersonal Therapy) que foi leccionado pelas professorasRosaly Braga e Camila Matsuzaka da Universidade Federal de São Paulo, Intervenção em tempo crítico (Critical Time Intervention) leccionado pela Prof. Maria Tavares da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o curso de Foto Voz (Photovoice) Lecionado pelo Professor Daniel Jack Lyions da Universidade de Columbia.


O curso foi coordenado pelo Professor Milton Wainberg da Universidade de Colúmbia e contou com a participação de 20 prossissionais de saúde mental de Moçambique. Destaque-se que para além dos 7 bolseiros do programa de doutorament os restantes integrantes da turma são profissionais de saúde mental incluídos no curso por serem da área clínica (psicólogos clínicos e psiquiatras) e pelo seu interesse na área da pesquisa em saúde mental.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Moçambique conta com mais 4 médicos Especialistas em Psiquiatria e Saúde Mental

Nos dias 21 e 22 de Março os médicos: Flávio Mandlate, Wilza Fumo, Dirceu Mabunda e Samia Sulemane realizaram o exame de especialidade para a área de Psiquiatria e Saúde Mental. A mesa do júri do exame foi presidida pela Dra. Lídia Gouveia e teve como primeiro e segundo vogais o Professor Doutor António Palha e o Dr. António Sulemane respectivamente. 


Após muito trabalho e dedicação, é com muita satisfação e orgulho que temos o prazer de anunciar que Moçambique, e a Saúde mental, em particular, conta com mais 4 Psiquiatras que vão se juntar aos 9 existentes. 


Parabéns aos colegas por mais uma etapa vencida, e parabéns ao Serviço Nacional de Saúde que acaba de ganhar mais 4 psiquiatras que contribuirão significativamente para a melhoria da prestação de serviços no âmbito da Saúde Mental.