domingo, 25 de março de 2012

Psicotraumatologia: traumas de guerra nas ex-crianças soldado em Moçambique


Boia Efraime Jr. 
Doutorado em Psicologia pela Universidade de Colónia (Alemanha) tendo trabalhado na Psiquiatria Karl Bonhoffer em Berlim, na Associação Moçambicana de Saúde Pública, na Associação “Reconstruindo a Esperanca” (Maputo) e no UBS Optimus Foundation (Zurique).

Ilídio Silva
Licenciado em Psicologia em Leipzig (Alemanha), e trabalhou com o primeiro autor na Associação Mocambiçana de Saúde Pública e, posteriormente, criou e dirigiu o Instituto de Psicotraumatologia de Moçambique. Trabalhou como psicoterapeuta na área do HIV/SIDA.




Resumo
Os autores apresentam a Psicotraumatologia como uma ciência que aborda as feridas psíquicas, as suas causas e consequências, as possibilidades de prevenção, de reabilitação e de terapia,  privi-legiando o seu enquadramento no contexto cultural Moçambicano. Como ilustração   das  possi-bilidades   da   psicotraumatologia, particularmente  da  psicotraumatologia  especial,  eles apresentam  uma  intervenção  psico-social  e  psicoterapeutica com ex-crianças soldado desenvolvida pela Associação Reconstruindo a Esperança, ARES, entre 1994 e 2002 realizada no sul de Moçambique. No presente artigo é apresentada a intervenção desenvolvida bem  como  uma  avaliação  da  efectividade  da  intervenção psicoterapeuta.

terça-feira, 20 de março de 2012

Percepção dos alunos secundários da cidade de Maputo sobre a motivação para hábito de fumar e sobre o fumador


Joaquim Matavel
Psicólogo/Pedagogo, Mestre em Saúde Pública, Departamento de Saúde Mental, MISAU


Resumo

A Organização Mundial de Saúde classifica o Tabagismo como a principal causa evitável de doença e morte no mundo, embora a motivação para o início do hábito de fumar, ultrapasse a simples questão da vontade do indivíduo ou da influência do meio. 
Esta  pesquisa  visava  conhecer  a  percepção  que  os alunos do ensino secundário, entre os 18 e os 21 anos de idade, tem sobre a motivação para o hábito de fumar e sobre o fumador e ainda como qualificam os indivíduos fumadores.

Com uma metodologia qualitativa, a pesquisa foi realizada  na  cidade  de  Maputo,  em  Moçambique,  envolvendo  alunos  fumadores  de  duas  escolas  do  ensino secundário das zonas urbana  e suburbana (Escola Secundária Franciasco Manyanga e Laulane).

A  amostra  da  pesquisa  foi  constituída  por  25  alunos (100%), dos quais 15 (60%) eram do sexo masculino e 10(40%) do sexo feminino, que responderam a uma entrevista com perguntas abertas sobre a motivação para o   início   do   hábito   de   fumar,   motivação   para   a manutenção do hábito, motivo para fumar, preferência entre o cigarro e outras drogas e características do fumador. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Assistência Psicológica e Psiquiátrica à População de Rua com Perturbações Mentais


Lídia Gouveia
Médica Psiquiatra/Chefe do Departamento de Saúde Mental – MISAU



Resumo
O presente artigo faz a descrição do processo relativo a assistência à População de Rua com Perturbações mentais e de comportamento em Maputo. São apresentados para a discussão e  reflexão  elementos  acerca de todo o trabalho desenvolvido neste processo procurando  combinar  a  estrutura  descritiva  da  assistência  com  fundamentos  teóricos  da  intervenção psiquiátrica e de reabilitação e reinserção psicossocial e a estrutura prática.


Palavras- chave: Assistência, População de Rua com Perturbação mental, reabilitação psicossocial

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uso do preservativo: expectativas, atitudes e normas percebidas pelos jovens moçambicanos

Hachimo Cassamo Chagane
Doutor em Psicologia Clínica e de Saúde. 
Docente na Universidade “A Politecnica” e no ISCISA;  Chefe do Departamento de Saúde Mental do
Hospital Militar de Maputo

Resumo

O Objectivo deste artigo é conhecer a prevalência do uso auto-informado do preservativo na última relação sexual, assim  como  algumas  atitudes,  crenças  e  percepções sobre seu uso para a prevenção da transmissão do HIV por via heterossexual, em jovens das cidades de Nampula, Pemba e Lichinga, em Moçambique. 

Palavras-chave: preservativo, uso, atitudes, normas, Moçambique.

Abstract
Objectives To know prevalence of condom use in the last sexual relationship as well as attitudes, beliefs and perceptions about its use for preventing HIV heterosexual transmission in young people from three cities of Mozambique: Nampula, Bemba and Lichinga.
Key words: condom, utilization, attitude, Mozambique.


1. Introdução
As  intervenções  orientadas  à  prevenção  da transmissão por via sexual do HIV em Moçambique limitaram-se  a  difundir  e  disseminar  a  informação sobre os mecanismos de transmissão do HIV, assim como as medidas para preveni-lo, incidindo particularmente no preservativo, pondo ênfase em aspectos mecânicos do acto sexual, ignorando e/ou excluindo os aspectos emocionais e psicológicos inerentes ao comportamento sexual.

terça-feira, 6 de março de 2012

revista PSIQUE à venda

Saiba mais sobre a revista PSIQUE aqui

A revista PSIQUE já se encontra a venda ao preço único de 300,00Mt Trezentos Meticais). Para adquirir a sua PSIQUE basta dirigir-se à secretaria do Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos (CEPAEP), sita na Rua de Nachingweia Nr. 486. Tel/Fax: +258 21497315; celular: +258 823036928