Boia Efraime Jr.
Doutorado em Psicologia pela Universidade de Colónia (Alemanha) tendo trabalhado na Psiquiatria Karl Bonhoffer em Berlim, na Associação Moçambicana de Saúde Pública, na Associação “Reconstruindo a Esperanca” (Maputo) e no UBS Optimus Foundation (Zurique).
Ilídio Silva
Licenciado em Psicologia em Leipzig (Alemanha), e trabalhou com o primeiro autor na Associação Mocambiçana de Saúde Pública e, posteriormente, criou e dirigiu o Instituto de Psicotraumatologia de Moçambique. Trabalhou como psicoterapeuta na área do HIV/SIDA.
Resumo
Os autores apresentam a Psicotraumatologia como uma ciência que aborda as feridas psíquicas, as suas causas e consequências, as possibilidades de prevenção, de reabilitação e de terapia, privi-legiando o seu enquadramento no contexto cultural Moçambicano. Como ilustração das possi-bilidades da psicotraumatologia, particularmente da psicotraumatologia especial, eles apresentam uma intervenção psico-social e psicoterapeutica com ex-crianças soldado desenvolvida pela Associação Reconstruindo a Esperança, ARES, entre 1994 e 2002 realizada no sul de Moçambique. No presente artigo é apresentada a intervenção desenvolvida bem como uma avaliação da efectividade da intervenção psicoterapeuta.